Notícias

Como são feitos os exames de ultrassom?

O ultrassom tem sido cada vez mais utilizado para diagnósticos na medicina por ser um método bastante versátil, possibilitando a descoberta e avaliação de órgãos, estruturas, lesões, tumores e tecidos anômalos, além de verificar o funcionamento de válvulas cardíacas e o desenvolvimento de fetos. Entenda como são feitos os exames de ultrassom e conheça as vantagens desse método.

O que é o ultrassom?

Trata-se de uma tecnologia de imagem que usa ondas de som de alta frequência para caracterizar o tecido. Essa técnica apresenta imagens médicas úteis e proporciona uma caracterização adicional ou única de tecidos.

Os exames de ultrassom são indicados para prevenção, diagnóstico ou como acompanhamento de tratamentos e utiliza o efeito doppler para determinar também o sentido e a velocidade da corrente sanguínea em determinado segmento do corpo.

Como são feitos os exames de ultrassom?

Os exames de ultrassom consistem em deslizar sobre a pele um pequeno aparelho chamado transdutor. Esse equipamento emite ondas sonoras de alta frequência, inaudíveis pelo ouvido humano, que são captadas de volta sob a forma de eco.

Os tempos de retorno dos ecos são traduzidos em tons variáveis de cinza, branco e preto e formam a imagem captada pelo computador.

Vantagens dos exames de ultrassom

  • Método não invasivo;
  • Não utiliza radiação ionizante;
  • Fornece imagens dinâmicas em tempo real;
  • Amplamente disponível.

 

Para saber mais sobre os exames de ultrassom, acesse o site e confira quais os procedimentos realizados na Center Rad.

Ligamos para você

Pré-agendamento de Exame

Informe abaixo os seus dados e qual exame deseja pré-agendar, em seguida entraremos em contato para confirmação do exame: